Com o Batismo somos inseridos no Corpo Místico de Cristo, que é a Igreja, começamos a
fazer parte da vida de Cristo (Jo 3,5s) e recebemos com isso a promessa da vida Eterna, desde que
vivamos esse Batismo. 

 

O Sacramento do Batismo não é uma mera “ritualidade”, ou apenas uma etapa a ser
completada e muito menos devemos recebê-lo como um preceito a ser seguido, Ele é muito mais do
que isso, pois a nossa salvação está vinculada a ele e depende da vivencia desse Sacramento (Mc
16,15s).

Cruz com Sacrário

Você se lembra da data que foi Batizado?
Hoje fazemos dos sacramentos um acontecimento histórico: “tal dia recebi tal sacramento…”
Lembrando sempre no passado. Mas a vida não aconteceu, ela acontece a cada dia. Sacramentos
são encontros de vida. Para se realizar todos os dias de nossas vidas. É a vivência diária dos
sacramentos que realmente realiza o sacramento.

Pastoral do BatismoMINISTÉRIO DO BATISMO, pois a palavra Ministério na Bíblia, na maioria
das vezes significa serviço. No Novo Testamento a palavra grega “diakonia” significa algum tipo de
trabalho ou serviço como o exemplo de At 6,4 – “Desse modo, nós poderemos dedicar-nos
inteiramente à oração e ao serviço da Palavra.” Isso é o que nós do Ministério do Batismo tentamos
viver em nosso dia-a-dia de Ministério e que todo batizado deve vivenciar também.

Inscrição – Na verdade o correto é INCORPORAÇÃO, pois estamos como já foi dito, sendo
incorporados no corpo Místico de Cristo, passamos a ser um com Cristo, sendo membro de seu
Corpo Santo, “Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem fica unido a mim, e eu a ele, dará
muito fruto, porque sem mim vocês não podem fazer nada.” (Jo 15,5)

Curso – Esse é um termo totalmente contrario a Evangelização. Nós quando buscamos algum
sacramento onde temos que ter uma preparação para bem recebe-lo, não buscamos um curso;
curso de noivos, curso de crisma, curso de batismo e sim uma CATEQUESE DE BATISMO, UMA
CATEQUESE DE NOIVOS, UMA CATEQUESE DE CRISMA.

A palavra “Catequese” segundo o
Catecismo da Igreja Católica significa: “
4Bem cedo passou-se a chamar de catequese o conjunto de
esforços empreendidos na Igreja para fazer discípulos, para ajudar os homens a crerem que Jesus é
o Filho de Deus, a fim de que, através da fé, tenham a vida em nome dele, para educa-los e instruilos nesta vida, e assim construir o Corpo de Cristo. A Catequese é uma educação da fé das
crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã,
dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com o fim de os iniciar na plenitude da vida
cristã.” CIC 4-5