A Pastoral da Pessoa Idosa tem como missão a promoção e valorização da Pessoa Idosa, dando-lhe a oportunidade para melhorar sua qualidade de vida, respeitando seus direitos por um processo educativo integrado a sua família e a comunidade. Com a formação de redes comunitárias de líderes voluntários que multiplicam o saber e a solidariedade fraterna.

 

A Pastoral da Pessoa Idosa já tem mais de 10 anos de fundação, por iniciativa da Dra. Zilda Arns Neumann. No ano de 2004, durante a assembleia geral da CNBB, aprovaram a proposta de sua fundação.

A Pastoral da Pessoa Idosa tem por metodologia a prática de Jesus. Marcos 6,34-44 trata da multiplicação de dois peixes e cinco pães, onde o Mestre dá autonomia às lideranças, recomendando que se dividissem em grupos e servisse a multidão. A P.P.I, também identifica as lideranças no meio da comunidade e as envia em missão dois a dois depois de passarem por capacitação adequada.

Ações Realizadas

  • Realizar encontros regionais para capacitar todos os coordenadores diocesanos e estaduais no novo Guia do líder.
  • Crescer em 10% o número de Diocese e Setores, Paróquias, Comunidades, Lideres e Pessoas Idosas acompanhadas: O tempo de dedicação depende de cada líder e motivação pessoal, para visita ao idoso e suas famílias.

RECADO DA PASTORAL DA PESSOA IDOSA

A Pastoral da Pessoa Idosa deixa esse recado sobre a importância de tomar a vacina de imunização à COVID-19, continuar usando a máscara e higienizando as mãos frequentemente.
 A vacinação garantirá a preservação da vida. Tomando a vacina você estará protegido, evitando que o vírus provoque sintomas graves. 
 A vacina  é segura. Toda vacina é segura. Foram muitos cientistas trabalhando no mundo todo para  encontrar uma vacina eficiente, que ajude no controle do Coronavírus.
 Todo dia bem vivido importa! Então, devemos nos cuidar seguindo todas as orientações para prevenir o contágio.
 Graças a Deus! A vacina chegou e as pessoas idosas serão um dos primeiros grupos a poder se vacinar.
 Vamos ter cuidado com as falsas notícias! Fale com seus familiares e amigos sobre a importância da vacina, sobre esse ato de amor que pode proteger a todos. Ciência e fé geram qualidade de vida.
 O Papa Francisco quando tomou a vacina, chamou nossa atenção para essa responsabilidade e disse que acredita que todos devemos tomar a vacina.
 Juntos e com muita fé em Deus venceremos mais esse desafio. Estamos com vocês!