Criada no final do ano de 2019, a Pascom São Pedro possuía um número menor de voluntários antes da pandemia. Inicialmente a única rede social utilizada era o Facebook e as transmissões ao vivo não aconteciam com frequência, quando realizadas eram apenas pelo celular, com um número baixo de visualizações. Por conta disso, precisou-se da ajuda de novas pessoas que possuíam interesse na área, além de outros desafios enfrentados nesse período de reinvenção.

Pastoral da Comunicação
Responsável pela difusão dos meios de comunicação da Paróquia São Pedro Apóstolo, a Pastoral da Comunicação (PASCOM), cuida das redes sociais da paróquia, divulgando avisos, matérias jornalísticas, transmissões ao vivo e outros conteúdos com o propósito maior de uma evangelização sem fronteiras.

Transmissão da Santa Missa
Fotografia: Equipe Pascom
Transmissão da Live das Crianças
Fotografia: Equipe Pascom

Assim, as transmissões começaram de forma simples, pelo celular, em uma capela pequena que apresentava problemas de conexão com a internet. Depois, foi adquirida uma câmera com uma qualidade de imagem melhor e com o tempo a Paróquia de São Pedro Apóstolo passou a contar com transmissões mais qualificadas e que contemplam mais de uma rede social.

Desse modo, além das missas, a paróquia passou a realizar momentos de reflexão bíblica, lives solidárias para a arrecadação de doações para as obras sociais e lives para as crianças que antes tinham uma missa especial aos domingos e encontros na Catequese. Uma grande novidade para a paróquia, também está sendo a transmissão da Quaresma de São Miguel Arcanjo, que acontece todos os dias no Facebook, mesmo com a reabertura parcial das Santas Missas.

Mesmo com o retorno da presença dos fiéis na igreja, o trabalho da pastoral agora é visto de uma de uma forma diferente e essa nova relação da igreja com o virtual poderá trazer mudanças permanentes.

Equipe Pascom
Fotografia: Josemar Ourives

Equipe Pascom

João Pedro - Equipe Pascom

João Pedro

"Fazer parte da Pascom é você poder fazer a diferença na vida de alguém com uma publicação, uma missa transmitida pelos meios de comunicação e ainda aprender cada vez mais sobre esse mundo de radio e tv."

Maria Augusta - Equipe Pascom

Maria Augusta

"A PASCOM, além de me proporcionar uma aproximação com a paróquia, gerando o sentimento de pertencimento à comunidade, fez-me aproximar ainda mais de Deus. Transmitir as santas missas é transmitir amor, a história e sacrifício de Jesus Cristo por todos nós."

Estevan - Equipe Pascom

Estevan Lima

"É com muita satisfação que faço parte da Equipe da Pascom da Paróquia de São Pedro Apóstolo. Gosto muito quando tem gravação e fazer transmissões das missas, propagandas no carro de som e de percorrer às ruas das Comunidades."

Larissa - Equipe Pascom

Larissa Donadão

"A Pascom me permite unir duas coisas que amo: a comunicação e a fé. Poder fazer o que realizo como profissional, de maneira totalmente voluntária para agregar à evangelização, é algo que realmente me trás uma imensa gratidão e que tem me acrescentado em diferentes áreas da minha vida, com grandes bênçãos."

Ana Antônia - Equipe Pascom

Ana Antônia

"A pascom entrou na minha vida com o intuito de me inserir ainda mais na igreja e de servir à Deus. Hoje faço parte de uma equipe muito forte e unida, que tem me ensinado muito até aqui e sei que vamos crescer ainda mais juntos. Tenho orgulho de fazer parte de tudo isso!"

Tatiana - Equipe Pascom

Tatiana Lacaz

"Para mim, fazer parte da Pascom é uma experiência única, consigo conciliar a fé e a comunicação, levando a Palavra de Deus para todos os lugares. Não há duvidas de que tenho vivenciado momentos incríveis, todos eles estão guardados em meu coração. A Pascom trouxe inúmeros desafios que me fizeram ter mais certeza das escolhas que fiz, sou apaixonada por comunicar e estou a serviço do Reino de Deus."

Bruno Martins

Inserir-me na Pascom tem sido muito gratificante. Tenho aprofundado meus conhecimentos na área de comunicação e transmissão das missas, podendo atingir mais pessoas por meio dos meios de comunicação. E tem havido uma boa troca de conhecimentos com os integrantes do grupo. Alegro-me por fazer parte desta equipe!