O que é o CPP? Conselho de Pastoral Paroquial ganha nova coordenação

Fotografia feita antes da Pandemia da Covid-19

O Conselho de Pastoral Paroquial, mais popularmente conhecido como CPP, trata-se de uma assembleia que reúne todas as pastorais, movimentos e áreas administrativas de uma paróquia, para discutir temas e ações juntamente com o pároco. Como existem muitos grupos com responsabilidades diferentes no serviço à igreja, é preciso haver diálogo para que caminhem em harmonia.

“Quando o CPP é unido e motivado, os paroquianos também se motivam. A partir dele brotam as maiores orientações para o andamento da vida paroquial” – explicou Lena, coordenadora do Conselho Pastoral Paroquial da Paróquia São Pedro Apóstolo.

Desse modo, toda primeira sexta-feira do mês, os coordenadores de diferentes movimentos e pastorais da igreja se reúnem para trazer, votar e aprovar propostas que serão executadas na igreja. É na reunião do CPP que o padre também comunica novos eventos, arrecadações e obras que serão desempenhadas na paróquia. Cada coordenador possui a responsabilidade de transmitir a pauta abordada na reunião para a comunidade.

“Em conjunto com o pároco, o coordenador ou coordenadora ajuda a decidir tudo o que será realizado na Comunidade, ou seja, na Paróquia” – acrescentou Lena.

Lena foi convidada pelo padre Aloísio para assumir a coordenação do CPP no início de 2021. Ela conta que no começo ficou um pouco apreensiva, pois é um serviço de extrema responsabilidade e entrega total. Através desse trabalho voluntário, ela se sente fortalecida em servir a Igreja de Cristo com verdadeiro ardor missionário:

“Os desafios existem é claro, mas com a ação do Espírito Santo tudo acontece de forma plena e verdadeira.   Sempre peço em minhas orações a sabedoria e entendimento para realizar o meu trabalho junto ao CPP com muito amor e dedicação” – concluiu.

Por Larissa Donadão – Agente da Pascom